• lehaus

Mesa Posta - Natal

Atualizado: 14 de Dez de 2018


Quando falamos em mesa posta, muitas vezes pensamos em algo complexo. A mesa posta, nada mais é que uma mesa arrumada para receber as pessoas queridas. Dependendo do que temos em casa de objetos e utensílios, podemos fazer mesas mais requintadas e diferenciadas. Porém, é possível ser feita uma mesa linda com poucos produtos. Julgo esses essenciais:


- Lugar Americano ou Sousplat(ou ambos)











- Pratos











- Talheres











- Copo ou Taça






















- Guardanapo de tecido












Com esses itens já é possível harmonizar. Porém mais peças podem ser acrescentadas para deixar a mesa mais linda:


- velas






















- arranjinhos em cada lugar ou um grande arranjo (no caso de uma mesa de Natal pode ser usado: galhos natalinos, pinhas, ciprestes, papai Noel de cerâmica, entre outros )











- porta guardanapos - Faz muita diferença, mas também existem várias formas que podemos dobrar os guardanapos, dos mais simples aos mais complexos, que podem dispensar o porta guardanapos.











- marcador de lugares - pode ser apenas um papel escrito, recortado e dobrado bem lindinho sobre o prato, ou um papel escrito e recortado colocado nas fendas de uma pinha, soltar a criatividade e desenvolver pecinhas com charme, ou comprar marcadores de lugares específicos












Dentre outros:


- uma jarra bem linda com mexedor

- taças, das quais serão usadas no jantar – ex: água e vinho tinto

- suporte pra talheres

- uma travessa sofisticada

- molheira ou galheteiro que combinem


O mais difícil pode ser harmonizar todas essas peças, que precisam “conversarem” entre sí. Os tons neutros não têm erro. Uma pitada de cor em meio aos tons neutros, também não é difícil. O mais complicado e exige um pouquinho do olhar crítico, são as misturas de vários tons e também a mescla de estampas! A partir disso, muitas combinações podem ser feitas com os guardanapos, porta guardanapos e arranjos (que normalmente não são peças com valor alto).

Se você não tem um jogo de jantar que julga bonito e quer começar a montar mesas charmosas, comece pele branco ou off-white lisos.

Essa montagem não é formal, é apenas uma demonstração do seu capricho e carinho pela pessoa que está recebendo.


Curiosidade: a Palavra sousplat é francesa e quer dizer: sous = abaixo e plat = prato. Ou seja, “abaixo do prato”. A pronúncia é: “suplá.


Veja algumas amostras de mesa Lêhaus:






44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo